A+ A A-

Senhora

Como se viu na análise do conjunto dos romances de José de Alencar, "Senhora" encontra-se entre seus romances urbanos, numa obra que conta ainda com os romances indianistas, tais como "O Guarani" e "Iracema"; regionalistas, como "O Gaúcho" e "O Sertanejo", e históricos, "As Minas de Prata" e "A Guerra dos Mascates".

Enquanto romance urbano, anterior ao advento do Realismo em nossa literatura, "Senhora" é fundamentalmente uma crônica de costumes, um retrato da Corte ou da sociedade fluminense na segunda metade do século 19. Ou seja, o texto focaliza a época em que o próprio escritor viveu. Nesse sentido, é muito apropriado o comentário do crítico Alfredo Bosi sobre os romances urbanos do autor:

"Alencar, cioso da própria liberdade, navega feliz nas águas do remoto e do longínquo. É sempre com menoscabo ou surda irritação que olha o presente, o progresso, 'a vida em sociedade'; e quando se detém no juízo da civilização, é para deplorar a pouquidade das relações cortesãs, sujeitas ao Moloc do dinheiro. Daí o mordente de suas melhores páginas dedicadas aos costumes burgueses em 'Senhora' e 'Lucíola'".

Em outras palavras, Alencar critica a sociedade que lhe é contemporânea, não a partir da perspectiva de uma transformação futura, mas na da nostalgia de um passado que só na ficção pode reviver plenamente. De qualquer modo, é em "Senhora" e "Lucíola" que atinge o ponto alto em termos de crítica social e procura se aprofundar na psicologia das personagens femininas, traçando o que se convencionou chamar de seus "perfis de mulher".

De qualquer modo, publicado em 1875, "Senhora" traz características inequivocamente românticas, como se pode ver pelo núcleo de seu enredo, simples, atrelado aos esquematismos dos dramas de amor do Romantismo: Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixonou-se por Fernando Seixas, a quem namorou. Este, porém, desfez a relação, movido pela vontade se casar com uma moça rica, Adelaide Amaral.

Passado algum tempo, Aurélia, já órfã, recebe uma grande herança do avô e ascende na escala social. Ainda ressentida com o antigo namorado, resolve vingar-se dele. Sabendo que Fernando, ainda solteiro, andava em dificuldades financeiras, resolve comprá-lo para marido. Na época, o Segundo Reinado, vigora o regime de casamento dotal, em que o pai da noiva (ou, no caso, ela mesma) deveria dar um dote ao futuro marido.

Assim, através de um procurador, Fernando recebe uma proposta de casamento e a aceita sem saber exatamente com quem se casará - interessa-lhe apenas o dinheiro, cem contos de réis, que vai receber por isso. Ao descobrir que sua noiva é Aurélia, Fernando se sente um felizardo, pois, na verdade, nunca deixara de amá-la. E abre seu coração para ela.

A jovem, porém, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o" para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormirão em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia. Durante meses, uma relação conjugal marcada pelas ofensas e o sarcasmo se desenvolve entre os dois.

Fernando, todavia, trabalha e realiza um negócio que lhe permite levantar o dinheiro que devia a Aurélia. Desse modo, propõe-se a restituir-lhe a quantia em troca da separação. Considerando o gesto uma prova da regeneração de Fernando, Aurélia, que nunca deixara de amá-lo, é vencida pelo amor. Ao receber o dinheiro, entrega-lhe a chave de seu quarto e o casamento se consuma, afinal

Adicionar comentário


Comentários   

 
0 #32 Marcella 21-07-2017 05:43
Utilisez the Boom Beach Gems illimités: http://www.I3congresosyeventos.es/index.php/component/k2/itemlist/user/310457
Seashore Hack Google android pour forcir votre productivité dans
votre jeu!
Citar
 
 
0 #31 Pedro Daniel 19-07-2017 02:53
Saudações . Sou americano mas vivo no Brasil faz alguns
anos e descobri do seu blog por causa porrtal receita de brigadeiros gourmet: https://twitter.com/MeuBrigadeiro0 uma amiga que vive em Portugal .
adorei seus posts e sempre que possível estarei te acompanhando
Citar
 
 
0 #30 Maria Nicole 17-07-2017 21:19
Eu não sou muito de ler on-line devo ser honesto, mas seu blog é muito
bom, continue assim! Vou continuar vendo outros sites,
mas marquei seu blog nos meus favoritos. Vou voltar mais tarde
para ver as novidades. Tudo de bom .

meu site da Web - curso brigadeiro
gourmet: http://chzbk.com/?document_srl=2394887
Citar
 
 
0 #29 Felipa 09-07-2017 04:20
Hello, for all time i used to check website posts here in the early hours
in the break of day, because i like to find out more and more.


Feel free to visit my homepage :: hat chia gia
bao nhieu: http://www.icmtm.ru/bitrix/rk.php?goto=http%3A//hanoimuare.com%2Fredirect%2F%3Furl%3Dhttps%3A%2F%2Fsodafoods.com%2Fcong-dung-cua-hat-chia-seed-la-gi%2F
Citar
 
 
0 #28 João Pedro Henrique 05-07-2017 07:31
Eu acho que este post está entre os mais significativos entre
muitos que eu vi sobre este tema. E estou satisfeito
pela leitura do seu artigo.

Aqui é meu blog postam - como fazer brigadeiro gourmet: https://www.facebook.com/brigadeirogourmetbrasil/
Citar
 
 
0 #27 Rosetta 26-06-2017 18:38
It'ѕ awesome іn support of mе to hve ɑ site, which iѕ
valuable in favor of my experience. thаnks admin

Heгe іs my web site - BrowSEO Fuⅼl versіߋn Cracked: http://www.sd.pk.edu.pl/forum/profile.php?mode=viewprofile&u=
Citar
 
 
0 #26 Pedro Bernardo 11-04-2017 22:17
Visite meu weblog - brigadeiro gourmet (Pedro Francisco: http://dragonflydoces.com/curso-de-brigadeiro-gourmet/)
Citar
 
 
0 #25 João Gabriel 10-04-2017 22:28
Precisava tᥱ agradecer pela informaçãօ que você publica neste portal .

Elе auxilia muitⲟ ɡente ϲomo eu գue querem
aprender mаis sobre estе fascinante mundo. Obrigado !

Meu net-ԝork : cߋmo montar um projeto ԁe
pesquisa: http://www.armazemdoebook.com.br
Citar
 
 
0 #24 Rafael 17-03-2017 13:44
Faço aceitar como verdade com todos o conceitos tem ofereceu para seu postar.

São realmente convincente e pode certamente funcionar.
Não obstante, os posts são também rápida para iniciantes .
Você poderia estender -los um pouco bolo caseiro de limão: http://cursoboloscaseiros.info/coberturas-de-bolo/ próxima tempo?
Obrigado para o post.
Citar
 
 
0 #23 Pedro Nicolas 17-03-2017 13:44
Obrigado por compartilhar seus pensamentos sobre %
meta_keyword %. Cumprimentos

Sinta se livre para surfe meu weblog bolo caseiro branco: http://cursoboloscaseiros.info/quem-somos/
Citar