A bíblia

       

Resumo dos Livros da Bíblia

PENTATEUCO = 5 primeiros livros da Bíblia, escritos por Moisés, também conhecidos como Lei de Moisés.

GÈNESIS = O princípio, o viveiro das gerações, nele se encontra todos os começos das doutrinas referentes a Deus, o homem, o pecado e a salvação.

ÊXODO = "Saída" refere-se à poderosa libertação de Israel, da escravidão do Egipto, saindo como povo de Deus, povo salvo, amparado e tendo acesso a Deus.

LEVÍTICO = Contém as leis que Deus deu a Moisés. Exige Santidade do adorador a Deus e ensina manter comunhão com Deus, através do sangue expiador.

NÚMEROS = Registra o censo de Israel, antes e depois da entrada em Canaã. O livro trata da fé que Deus requer de seu povo, dos castigos e juízos contra a rebelião.

DEUTERONÓMIO = Segunda Lei, resumo da história do povo de Israel, exortações e admoestações, a transmissão de cargo de Moisés para Josué.

LIVROS HISTÓRICOS

JOSUÉ = 1405 A. C. Filho de Num, um dos espias fiéis, sucessor de Moisés mandou o sol deter-se, morreu com 110 anos, Sexto Livro narra a consumação, redenção, conquista e possessão do povo de Deus.

JUÍZES = Conta a história do povo de Deus durante trezentos anos, habitando na terra da possessão, segundo a tradição e da autoria de Samuel.

SAMUEL = Profeta, último dos Juízes. Julgava em Betel, Gilgal e Mispa. Ocupa-se de três importantes transições, Eli para Samuel, Samuel para Saul e de Saul para David 1010 A.C.

RUTE = 1375 - 1050 A.C. Moabita, entra na genealogia do Messias, Rute tipifica a igreja como a noiva gentia de Cristo.

REIS = 560 - 550 A.C., a história de Salomão, dos Reis de Israel e dos Reis de Judá, englobam mais de quatrocentos anos da morte de David até a destruição do reino de Judá.

CRÔNICAS = 450 - 420 A.C., Livro Eclesiástico e Sacerdotal foi escrito por Esdras para os judeus que retornaram do exílio para a Palestina.

ESDRAS = Sacerdote e escriba, revisou e editou as escrituras depois que voltou do cativeiro, durante os reinados de Ciro, Smerdes, Dario, Histaspis, Xerxer e Artaxerxes.

NEEMIAS = Copeiro do rei persa, o Livro encerra a história do A.T., mostra a importância da renovação espiritual e mostra o que Deus faz em favor dos que guardam sua palavra.

ESTER = 400 A.C. - estrela - escolhida num concurso de beleza para ser esposa do rei Assuero, usou da sua posição para salvar o povo de Deus da destruição.

LIVROS POÉTICOS

JÓ = íntegro, reto, temente a Deus, viveu 200 anos, provavelmente Jô foi contemporâneo de ABRAÃO 2000 A.C, o autor do Livro pode ter sido o próprio Jô ou até Moisés. A Providência de Deus.

SALMOS = Hinário oficial de Israel, é o livro dos louvores, o homem falando a Deus, são autores; David, Asafe, Salomão, Moisés, Esdras, Ema, Etã, Ezequias, Jedutum e os filhos de Core.

PROVÉRBIOS = Máxima, Adágio, Ditado, expressa em poucas palavras o que se tornou popular. Tem o propósito de dar sabedoria prática tendo como fonte e base o caráter cristão Salomão, Agur, Lemuel e outros são autores.

ECLESIASTES = Escrito por Salomão 935 A.C, na sua velhice e no final de seu reinado quando o seu pecado o separava de Deus denota que riquezas, posição, sabedoria, não satisfazem, mas trazem cansaço e decepção.

CANTARES = É a alegria do amor do Esposo pela esposa - a igreja. É o único livro da Bíblia que trata exclusivamente do amor conjugal - “Cântico dos Cânticos”, 960 A.C

PROFETAS MAIORES

ISAÍAS = Salvação, "Quinto Evangelho", 700 A.C., chamado de Profeta Messiânico, homem culto e poeta, seu livro confrontou as nações mostrando o pecado, o castigo e anunciando a Salvação.

JEREMIAS = Profeta das Lágrimas, este livro foi escrito para revelar o Juízo Divino contra os rebeldes, apóstatas e autoridade da palavra profética.

LAMENTAÇÕES = É um apêndice do Livro de Jeremias, 600 A.C., é lido em voz alta, no dia 09 de ABIB (julho) em todas as sinagogas do mundo. Expressa tristeza e dor emocional por Jerusalém.

EZEQUIEL = Profeta do Cativeiro, em Babilônia todos os 22 anos de seu Ministério, teve o mesmo propósito de Jeremias, e ressaltou a responsabilidade pessoal de cada um com Deus.

DANIEL = Contemporâneo de Jeremias, Ezequiel, Esdras e Lorobabel, serviram a três reis: Nabucodonosor, Ciro e Dario. Seu Livro serve de introdução à profecia do N.T. concernente ao anticristo, à Grande Tribulação, à vinda do Senhor, à ressurreição e aos Juízos. É o Apocalipse do Antigo Testamento.

PROFETAS MENORES

OSÉIAS = Seu Ministério durou 60 anos é o mais longo de todos. A profecia de Oséias foi a última tentativa de Deus de levar o povo a arrepender-se de sua idolatria, Julgamento e Redenção de Deus.

JOEL = Predisse a era do Evangelho e o derramamento do Espírito Santo e o Grande Dia do Senhor. Quando jovem conheceu o profeta Eliseu - Arrependimento, a chave do livro.

AMÓS = 755 A.C., durante seu Ministério a idolatria, a imoralidade, o hipocrisia, opressão aos pobres estavam em alta. Ele com coragem pregava: Justiça, Retidão, Retribuição Divina, pelo pecado.

OBADIAS = Menor Livro do A.T., nada se sabe sobre sua Genealogia, seu livro foi escrito depois que Nabucodonosor destruiu Jerusalém. Revelação da ira de Deus contra os Edomitas.

JONAS = Era Galileu da cidade de Gate-Hefer perto de Nazaré. É o livro Missionário no A.T., sua mensagem é: Deus é também Deus dos Gentios. A Misericórdia Divina 760 A.C.

MIQUÉIAS = Profeta do Campo, humilde de família, condenava os governantes corruptos, falsos profetas, sacerdotes ímpios, pregava as severas conseqüências do povo e seus lideres que não se convertiam.

NAUM = Seu livro é a obra-prima da Literatura Hebraica. Deus o usou para pronunciar a destruição eminente da ímpia e cruel NÍNIVE, e ao mesmo tempo consolar o povo de Deus.

HABACUQUE = Um levita cantor do Templo, pregou "O Viver Pela Fé", sua profecia começa com perguntas e mistérios, mas termina com Certeza, confirmação e fé.

SOFONIAS = Tataraneto do Rei Ezequias, profetizou durante o reinado do Rei Josias, seu objetivo foi advertir sobre a apostasia de Judá, Jerusalém e as nações pagãs ao derredor, avisando-as da justa retribuição pelas suas iniqüidade.

AGEU = Já era velho quando profetizou, Homem de Grande Fé, nos tempos mais difíceis. Sua mensagem era exortar o Governador o Sumo Sacerdote e o povo a Reedificar o Templo. 520 A.C.

ZACARIAS = Profeta e Sacerdote, seu primeiro propósito foi encorajar o povo a concluir o Templo, o segundo, fortalecer os Judeus a esperar o aparecimento do Messias - 470 A.C.

MALAQUIAS = 420 A.C., última exortação do A.T., "Lembrai-vos da Lei de Moisés". Os judeus viviam em declínio espiritual, eram cínicos e questionavam a Justiça de Deus. Malaquias pregava para que se arrependessem e voltassem ao Senhor, pois viria o grande e terrível dia do Senhor.

OS EVANGELHOS E ATOS

MATEUS = “Dom de Deus”, antes chamava Levi-publicano, recebedor de impostos, único livro do N.T. escrito em hebraico. O tema central é Jesus-Messias-Rei escrito em particular para os judeus, expondo Jesus como Messias e provando pela linhagem de David o direito Dele ser Rei de Israel.

MARCOS = João Marcos, escreveu esse livro em Roma e destinou-o aos crentes romanos 60 A.C. Os crentes eram torturados e mortos pelo imperador.

Marcos escreveu para fortalecê-los na fé e se necessário inspirá-los a sofrer pelo Evangelho, seguir o modelo de Cristo.

LUCAS = " O Médico Amado ".É o único evangelho que registra acontecimentos da infância de Jesus. Deixa bem claro que foi escrito para os gentios, mostra Jesus como o Salvador-Divino-Humano. Que veio com a provisão divina da Salvação para todos. 63 D.C.

JOÃO = " O Discípulo Amado", foi escrito para a igreja geral. Não registra nenhuma Parábola. Seu propósito "Para que Creiais que Jesus é o Cristo, é o Filho de Deus, e que Crendo Tenhais Vida em Seu Nome” 90 D.C.

ATOS = É a História do Cristianismo, desde a ascensão de Cristo até o início do Ministério de Paulo no ano 63 D.C., os eventos em Atos abrangem um período de 33 anos, foi escrito a Teófilo por Lucas, mas extensível a toda igreja A Propagação do Evangelho pelo Poder do Espírito Santo.

EPÍSTOLAS PAULINAS E HEBREUS

ROMANOS = 53 D.C., carta dirigida aos irmãos Romanos e levada pela irmã Febe, seu propósito era registrar por escrito o que já se pregava a 25 anos e corrigir certos problemas da igreja causados por atitudes erradas.

CORÍNTIOS = Corinto era a maior cidade da Grécia e capital de Acaia, província romana. Era uma igreja que não levava a sério a questão dos pecados, por isso Paulo advertiu-os sobre vários assuntos doutrinários de conduta e pureza - 55 D.C.

GÁLATAS = 49 D.C., Paulo escreveu esta carta à igreja da Galácia para demonstrar que as exigências da lei nada têm a ver com a operação da graça. Seu tema é: a Justificação e a Salvação mediante a fé em Cristo.

EFÉSIOS = 62 D.C. Quando estava preso em Roma escreveu esta carta. Era a cidade da deusa Diana. Seu templo era uma das sete maravilhas do mundo.

FILIPENSES = 63 D.C. Filipos capital da Macedónia, a igreja foi fundada por Paulo, Silas, Timóteo e Lucas, na 2ª viagem. Esta carta foi escrita para agradecer os irmãos pela oferta generosa e exortar os crentes a conservar a Unidade, a Humildade, a comunhão e a Paz.

COLOSSENSES = Colosso grande cidade da Frigia, Ásia Menor, perto da Laudicéia. Foi escrita esta carta com o propósito de prevenir os crentes contra uma mistura de Judaísmo e filosofia pagã, que se infiltrava na igreja e mostrar a verdadeira nova vida em Cristo.

TESSALONICENSES = 51 D.C. Tessalónica cidade da Macedónia com 200.000 habitantes. Paulo expressa sua alegria pela fé e perseverança dos crentes desta igreja diante às perseguições e os instrui a andar na santidade e piedade, alertando-os para volta de Cristo.

TIMÓTEO = 65 D.C. Primeiro Bispo de Éfeso, onde morreu martirizado. Paulo escreveu esta carta exortando Timóteo a respeito de seu Ministério, vida pessoal, para defender a pureza do evangelho, alertar contra falsos mestres e dar instruções sobre vários assuntos e problemas de ÉFESO.

TITO = É uma carta pessoal de Paulo a um de seus auxiliares mais jovens, é chamada de "Epístola Pastoral " porque trata de assuntos relacionados ao ministério da igreja, a Sã Doutrina e as boas obras. Tito era pastor na ilha de Creta, no mar Mediterrâneo.

FILEMON = Mais uma carta pessoal de Paulo. Filemon era um senhor de escravos e membro da igreja de Colossos. O objetivo desta carta era interceder por Onésimo, um escravo fugitivo, condenado à morte, mas agora convertido, retorna como irmão em Cristo.

HEBREUS = Carta de autor desconhecido supõe-se que, talvez seja Lucas. Foi escrita aos cristãos judeus que estavam sendo perseguidos para fortalecê-los na fé e mostrar a superioridade e finalidade da revelação e redenção da parte de Deus em Jesus Cristo e animá-los a manterem firmes suas confissões de Cristo até o fim.

EPISTOLAS GERAIS E APOCALIPSE

TIAGO = 49 D.C. Irmão do Senhor Jesus, foi apedrejado até a morte, Pastor da igreja em Jerusalém. Sua carta é para encorajar os crentes que punham sua fé à prova exortar e instruí-los concernentes ao resultado da fé, na vida de retidão e boas obras.

PEDRO = Cefas. Anteriormente chamava-se Simão, foi martirizado por decreto de Nero e segundo a tradição crucificado de cabeça para baixo. Na primeira carta o objetivo era animar os crentes, na segunda advertir contra os falsos ensinos dos homens.

JOÃO = 85 D.C. O apóstolo do amor, nestas cartas expõe e rebate os erros doutrinários e éticos de falsos mestres, falsos obreiros, alertando-os a não recebê-los, nem auxiliá-los, e exortá-los à verdade e a justiça ao andar em retidão e fidelidade.

JUDAS = 80 D.C. Irmão do Senhor Jesus e Tiago. Judas escreve esta carta para energicamente conclamar todos os verdadeiros crentes a “Batalhar pela Fé que uma vez foi dada aos Santos ". ( V .3)

APOCALIPSE = 96 D.C. Livro das Revelações A Consumação e o Conflito dos Séculos. É o último livro da Bíblia e singular, é ao mesmo tempo uma revelação do futuro, uma profecia e em conjunto de sete cartas. O Livro é uma revelação Divina quanto à natureza de seu conteúdo, uma profecia quanto à sua mensagem e uma epístola quanto aos seus destinatários.

Foi escrito por João quando estava desterrado na ilha de Patmos por ordem de Domiciano Imperador Romano.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Login

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco